17 julho 2015

#SérieSaúde: Cuidados com a VOZ




Olá xuxuzinhossss!

Tudo bom com vocês? Comigo tudo lindo hehe

      Tenho uma novidade para vocês meus amores (palminhas) vai iniciar hoje aqui no blog a #SérieSaúde onde eu ou pessoas convidadas por mim vão papear sobre dicas, mitos e verdades de assuntos escolhidos aleatoriamente, porém tudo relacionado a saúde é claro (vocês também podem mandar sugestões, tá)

   
    Apresento a vocês minha querida e linda amiga Petra Fontenele <3 acadêmica em Fonoaudiologia, ela super entende do assunto e preparou esse conteúdo com muito amor, segundo a mesma. Vamos conferir?!



Cuidados com a voz: O que fazer e como fazer?

           Hey, pessoal! Sou Petra Fontenele, -quase- aluna do 4º período de Fonoaudiologia e amiga da blogueira Elayne Meyrele {dona do blog}.


          Recebi o convite para participar do #SérieSaúde, fazendo esse post pros leitores da Elayne e, claro, aceitei. Amo falar e passar um pouco do conhecimento que adquiri no decorrer desses três períodos já concluídos.

          Bom, é válido dizer que a nossa voz diz muito sobre nossa personalidade.Através dela {e também de sua entonação} demonstramos se estamos tristes, felizes, com medo, ansiosos, e assim sucessivamente. A nossa voz é e sempre vai ser uma característica nossa *_* {lindo, né? Rs}

       Também é muito válido dizer que precisamos ter cuidados com a nossa voz. E é muito importante que esse cuidado comece cedo, afinal todos nós queremos nossas vozes lindas e maravilhosas por muito tempo, né ?


           Quando o assunto é voz também nos deparamos com alguns mitos x verdades sobre ela. No decorrer desses três períodos já estudados, adquiri alguns conhecimentos sobre esses tão comentados mitos x verdades. Compartilharei agora com vocês:


*Se a pessoa possui uma voz que não agrada, não há como mudar: MITO.
Como já falado, a voz é um dos instrumentos que representam um individuo, e se essa representação não lhe agradar, recorra a um Fonoaudiólogo e, com certeza, ele suprirá suas expectativas com sua voz, rs.

*Se a pessoa possui um tom de voz alto, é impossível mudar: MITO. 
 A Fonoaudiologia é e sempre será um fator importante para essa mudança ocorrer. 
Com a ajuda do Fonoaudiólogo é possível controlar a intensidade de sua voz.

*Tratamentos como a voz costumam demorar muito: MITO. 
Os Fonoaudiólogos dizem que o período de tempo médio de um tratamento varia de três a seis meses.

*Quando escutamos nossa voz, ela parece ser de outra pessoa: VERDADE.
Quando nós emitimos nossa voz as vibrações criadas pelas cordas vocais seguem um trajeto por nossa cabeça, passa por músculos e ossos até chegar ao tímpano, e isso faz com que o som seja diferente para nós. Afinal as outras pessoas nos ouvem através das ondas sonoras emitidas através do processo de fonação que entram pelo aparelho auditivo. Ou seja, as pessoas ouvem nossa voz como ela realmente é. {Interessante, não?! Haha}

*Até a voz fica cansada: VERDADE. 
O fato de precisarmos fazer esforços para o ''som sair'' é um sinal de cansaço. Faça descansar sua voz, evite falar por um período prolongado! Sua voz também precisa de descanso.

*Maçã é amiga da voz: VERDADE. 
A maçã ajuda na limpeza da boca e da faringe, ajudando assim a ressonância.

     Esses são alguns mitos x verdades mais comuns em nosso dia-a-dia quando o assunto é a utilização da voz! Dentre tantos escolhi esses, pois são os mais comuns e também já foram estudados em sala de aula, então assim me sinto segura em passá-los, rs. Podemos concluir esse post com a certeza de que os cuidados com a nossa voz são indispensáveis e, quando mais cedo, mais eficazes. O Fonoaudiólogo é o profissional adequado para ajudar você nesses cuidados com a sua voz. Ele pode mudá-la e até aperfeiçoá-la juntamente com você! Afinal o processo não seria tão eficaz se não fosse a ajuda do paciente, né? Rs. Então poupe sua ! Não grite! Não fume! Não explore sua voz sem a ajuda de um profissional adequado! Já pensou como seria você sem uma das suas principais características?! Seja amigo da sua voz! 

_no insta_ @petrafontenele
 Beijos.

Genteee como é básico manter uma voz saudável né?

Agora se gostou e quer saber sobre as demais #SérieSaúde que vai rolar aqui, basta apenas clicar 
em SEGUIR aqui do lado --> 
E no instagram @blogdameyrele

Obrigada a @ds.phograph pela imagem

Fiquem na paz de God. Beijos da Meyrele :*

3 comentários:

  1. O cuidado com a voz é essencial mesmo. Gostei do post, achei bem completo e informativo <3
    Beijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post bem informativo e cuidar da saúde é essencial.
    Bejinhos!!!
    Aguardo sua visita no Blog Nem Te Conto!
    www.nemteconto.net

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o tema. Sempre fico impressionada quando gravo minha voz, acho estranho, totalmente diferente de quando falo (kkkk) Beijos
    http://emminhanuvemvoadora.blogspot.com.br/
    Instagram: @dedyane

    ResponderExcluir